Total de Visualizações

segunda-feira, 22 de abril de 2013

COPA DO BRASIL


Disputado desde 1989 o torneio é conhecido por proporcionar surpresas ao longo dos anos, é a chance dos times de menor expressão mostrar seu valor no cenário nacional.

Em sua 25ª edição a competição terá novidades, tais como um período maior de disputa e um total de 86 equipes as quais são escolhidas por desempenho em seus campeonatos estaduais ou até agrados a algumas federações.

O Campeonato foi dado início em 27/02 numa fase prévia a qual a Desportiva Ferroviário-ES venceu o Atlético-AC com o placar agregado de 6 a 5.

Na primeira e segunda fase, o clube visitante que vencer a primeira partida por dois ou mais gols de diferença estará automaticamente classificado sem a necessidade da realização da partida de volta. A primeira fase que se estende entre 03/04 e 25/04 terá 40 confrontos ao todo.

Por disputar a Libertadores da América, Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras entram na disputa apenas nas oitavas-de-final assim como o Vasco, que herdou a posição do São Paulo (que além da Libertadores, também participa da Copa Sul-americana e não participa da Copa do Brasil) por ser a melhor equipe classificada no Campeonato Brasileiro de 2012 depois daquelas que participam da competição continental.

Os favoritos são: Internacional, Santos, Botafogo, Cruzeiros e os participantes da Taça Libertadores  conforme forem eliminados da competição, mas nem sempre os favoritos se deram bem como são os casos em que levarão o caneco: Criciúma-SC, Santo André-SP, Juventude-RS e Paulista de Jundiaí-SP.

Outros fatos inesquecíveis foram as eliminações dos grandes do nosso futebol para equipes bem modestas tais como o ASA-AL, XV de Novembro-RS, Cianorte-PR e Linhares-ES.

A competição se estende até o segundo semestre, o grande campeão ou zebra do ano será conhecido no dia 27/11.

2 comentários:

  1. Acho que o campeão sai de algum eliminado da libertadores ! Gostei desse novo modelo de da oportunidade para os que disputam a liberta.Mais ainda acho desnecessário esses jogos contra times pequenos no começo , deveria afunilar mais e os grandes participarem mais adiante .

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, mas a política fala bem mais alto nos bastidores.

    ResponderExcluir