Total de Visualizações

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DESPREPARADOS?

Algumas jóias do nosso futebol não vingam ao sair do País!

São várias histórias de garotos que saem dos campos de várzea, tomam notoriedade nos mais diversos clubes do nosso país e logo depois são vendidos a preço de banana para o exterior.

Alguns casos mais recentes são os de Wellington Silva e Philippe Coutinho.

Wellington Silva se profissionalizou no Fluminense e foi vendido ao Arsenal quando ainda era das categorias de base, disputou 17 partidas (fez um gol) pelo Tricolor e foi para a Europa. Sem o visto de trabalho para atuar na Inglaterra, a cria de Xerém foi emprestada ao Levante, onde quase não jogou. Agora, o brasileiro se aventura no Alcoyano, time da Segunda Divisão do Campeonato Espanhol, em 2009, Wellington Silva foi comprado pelos Gunners no final daquele mesmo ano por € 4 milhões (cerca de R$ 10 milhões).

Philippe Coutinho atualmente com 19 anos,  foi contratado pela  Internazionale de Milão em 2008, mas seguiu no Vasco até 2010. Pelas seleções de base do Brasil, o meia-atacante foi campeão do Sul-Americano Sub-17 (2009) e do Mundial Sub-20 (2011), na equipe italiana não teve grandes oportunidades, jogando somente 28 partidas e marcando dois gols. Nesta temporada, o brasileiro atuou em apenas oito jogos (cinco no Italiano e três na Liga dos Campeões) e balançou a rede uma vez. Cria do clube da Colina e candidato aos Jogos Olímpicos de Londres e também há uma vaga na Seleção Principal  ainda segue como uma incógnita jogando no Velho Continente.

Um caso interessante era da promessa Lulinha, chegaram a estipular o valor do seu passe em 50 Milhões, o garoto não vingou, foi pra Europa, voltou pouco tempo depois e agora está no Bahia.

O técnico Muricy Ramalho uma vez disse em entrevista coletiva que os nossos garotos não são bem preparados na base para quando chegarem ao profissional não se iludirem com a fama e o dinheiro. Nem sequer são preparados para integrarem os elencos profissionais. Falta cuidados maiores com esse garotos, pois formam as jóias  e não os lapidam.

Na minha opinião a Lei Pelé é falha, pois mais beneficiou os atletas e se esqueceu dos clubes onde a maioria são formados.. 
Um garoto saído da base sem passar por um tempo no profissional e nem sequer por uma seleção de base, cada vez mais fica a mercê de empresários e dirigentes maus caracteres que usam a a paixão do torcedor para benefício próprio.

Algumas raras exceções no nosso futebol vingaram, um exemplo é Kaká que veio da base do São Paulo, chegou ao profissional, se destacou, foi convocado para a seleção, fez parte do elenco campeão do mundo em 2002 e só depois foi vendido ao Milan onde chegou com status de craque e foi campeão por lá. Não foi vendido por uma quantia considerável, mas chegou à Europa preparado para o desafio.

Fica a pergunta, esses garotos estão preparados?
Antes de formarmos craques para o futebol, devíamos formar cidadãos para a sociedade?

Abraços.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário